Expo CBG: Como funciona?

Geralmente, o CBG promove 08 (oito) exposições por ano em São Paulo, duas por final de semana. Todas elas ocorrem sob as regras do sistema FIFé, que podem ser consultadas > aqui <.

Em média, 05 juízes são convidados para julgar os gatos em cada exposição, e cada um destes juízes julgam determinadas categorias. Os gatos são divididos por juízes, respeitando-se a quantidade de gatos em cada classe, grupo e categoria. Para entender, é necessário conhecer o artigo “CAMPEONATO FIFé”.

INSCRIÇÕES ABERTAS: o que fazer?

Quando as inscrições para a próxima exposição forem abertas, o CBG enviará aos associados um convite por e-Mail, e publicará a informação no site do clube.

Você deve inscrever seu(s) gatos(s) através do sistema de inscrição, no site. Atenção ao inserir os dados de seus gatos (data de nascimento, cor, classe). Um erro pode significar a desclassificação. As vagas são limitadas.

A EXPOSIÇÃO VAI COMEÇAR: como funciona o julgamento?

Ao chegar na exposição, seu gato passará por uma inspeção veterinária, onde o médico checará se ele está livre de parasitas (fungos, sarnas, pulgas, carrapatos...) e sinais e/ou sintomas de doenças infectocontagiosas, além das vacinas, que deverão estar em dia.  Fêmeas prenhes ou em período de amamentação não podem participar. Gatos brancos deverá apresentar atestado de ausência de surdez. Solicite este atestado ao seu médico veterinário e anexe-o à carteirinha de vacinação para eventuais consultas.

A secretaria lhe entregará um catálogo (aquisição obrigatória) e o número de identificação do seu gato. Ele será chamado para o julgamento através deste número. Ao receber o catálogo, confira os dados de seu(s) gatos(s) e verifique por qual juiz ele será julgado.

Acompanhe o chamado através do telão. O juiz tem o poder de desclassificar um gato caso o chamado não seja atendido prontamente.

1) Julgamento – Certificado: O juiz irá avaliar seu gato e julgará se ele está apto á receber o certificado (CAC/CAP, CACIB/CAPIB, etc). Caso haja(m) outro(s) gato(s) na mesma classe e grupo, o juiz dará o certificado para o melhor exemplar.

2) Best in Variety – BIV: Se seu gato receber o certificado, ele será chamado novamente para disputar o BIV (Best in Variety), caso hajam no mínimo, mais dois gatos do mesmo grupo (cor), sejam adultos ou filhotes. O BIV para castrados é concedido separadamente.

3) Nominação para o Best in Show - NOM BIS: Ao final do julgamento, o juiz poderá chamar alguns gatos para escolher quais serão nominados para o Best in Show. Alguns juízes preferem fazer a nominação sem chamar os gatos. Ele poderá nominar para a final um macho, uma fêmea, um castrado, uma castrada, um filhote de 4-7* meses e um filhote de 7-10* meses por categoria, e caso tenha julgado a classe e categoria. (*incompletos)

Exemplo: Numa exposição com 4 juízes, cada um deles poderá nominar um macho de cada categoria julgada. Portanto, 4 machos (se todos os juízes nominarem) disputarão o Best in Show Machos da Categoria.

4) Best in Show (BIS): Se seu gato foi nominado para Best in Show, ao chamado, ele deverá ser levado ao local de apresentação imediatamente e ser entregue ao Steward (vide artigo STEWARD), que o apresentará aos juízes. Ele concorrerá com outros gatos que foram nominados por outros juízes. Em caso de empate no Best in Show e não havendo um juiz para realizar o desempate, será realizado sorteio.

5) Best of The Best (BOB): Se seu gato vencer o Best in Show, ele irá agora concorrer ao Best of The Best (BOB), que será o melhor gato da categoria. Por isso, deve permanecer com o Steward. Por exemplo, se seu gato Macho Adulto for BIS, ele concorrerá ao BOB com a Fêmea adulta, Castrados (macho e fêmea) e Filhotes que também ganharam o BIS na mesma categoria.

6) Best Over All (BOA): O melhor de todos os gatos da exposição ganhará o prêmio de Best Over All (BOA). Este prêmio é disputado entre os BOB. Por exemplo, se seu gato Macho venceu o BOB da sua categoria, ele concorrerá com os BOB das outras 4 categorias, e poderá ser premiado como o melhor gato da exposição, o Best Over All.