Registro de ninhada (LO)

> O que é Registro de Ninhada (LO)?

Ao solicitar este serviço, o criador estará registrando os filhotes da ninhada no Livro de Origem (LO) da federação (FFB), ou seja, cada filhote terá seu número de registro e um documento de pedigree oficial, contendo 4 gerações.

1) De acordo com regra FIFé, cada fêmea poderá ter, no máximo, 3 ninhadas a cada período de 2 anos.

2) De acordo com regra FIFé, filhotes criados por gatil FIFé devem ser registrados primeiramente na FIFé.

3) Desde 2004 a FFB não emite mais Registro Inicial (RI).

4) O nome de cada filhote não pode ultrapassar 30 dígitos, incluindo-se o nome do gatil e contando-se espaços.

5) Os pais da ninhada deverão possuir pedigree FFB (ou homologados), e em nome do atual proprietário.

6) Os pais da ninhada deverão possuir número de microchip.

7) Todos os filhotes devem ser microchipados, e o número deve ser apresentado no ato do registro.

8) O mapa de registro apresenta apenas duas opções de registro do filhote: "For Breeding" e "Not for Breeding". No caso de não preenchimento de nenhum dos dois campos, o filhote será registrado como "Not for Breeding".

9) Regra FIFe sobre criação e registro / Atestado Reprodução

Gatos não permitidos para criação

- gatos surdos

- gatos com hérnia umbilical

- gatos sem bigodes

- qualquer tipo de gato selvagem ou qualquer raça baseada em gatos selvagem

- gatos que sofram de (pseudo)acondroplasia ou osteocondroplasia

- gatos que sofram de anomalias congênitas

Todos os gatos indicados como reprodutores (os pais das ninhadas) devem apresentar atestado veterinário apontando que os mesmos estão aptos para criação  conforme os itens descritos acima.

Os gatos acima de 10 meses de idade, que já possuem títulos homologados já estão qualificados para a criação e não precisam de atestado.

Os gatos que não possuem títulos, mas que participaram de exposição, podem apresentar uma  súmula devidamente identificada, independente do resultado obtido, comprovando a participação do gato no show, e que não relate qualquer problema descrito na regra 3.6. Súmulas ou certificados das classe 11 e 12 (filhotes) não são aceitos. Gatos que nunca participaram de exposições devem apresentar os atestados veterinários. Estes documentos devem ser anexados no cadastro do gato no CatSys antes de registrar a ninhada.

>>Veja aqui o que deve constar no atestado<<

10) O registro deverá ser solicitado até os 4 meses de idade. Após este período, até 10 meses, será cobrado o dobro do valor do registro. Após 10 meses, além do valor do registro, será cobrada multa no valor de R$200 na primeira incidência, R$300 na reincidência, R$400 na segunda reincidência, e assim, sucessivamente.

11) A partir de 01/01/2021, todas as fêmeas em reprodução com idade superior a 7 anos devem passar por check up Médico Veterinário anual previamente ao cruzamento. Um laudo deve ser anexado no cadastro da fêmea, no Catsys. Este laudo não substitui o atestado de saúde reprodutiva (item 9). Os dois são necessários. Não precisa enviar resultados de exames, somente o laudo. Atenção para a data de emissão, que deve ser de, pelo menos, 75 dias antes do nascimento da ninhada, e deve ser renovado anualmente.

>>Veja aqui o que deve constar no laudo<<

12) Conforme item m do artigo terceiro do estatuto da FFB, federação à qual o CBG é filiado:

§ Único - não é permitido vender ou entregar gatos registrados na FFB para pet shops ou organizações similares, nem para testes ou pesquisas. Também não é permitido para membros de membros FFB oferecer ou negociar gatos ou serviços, tais como o serviço de cobertura, por ações de leilão (Mercado Livre, por exemplo) ou similares, seja meios eletrônicos ou eventos reais;

APENAS ASSOCIADOS COM GATIL REGISTRADO NA FIFÉ PODEM REGISTRAR NINHADA.

ASSOCIE-SE!!!

REGISTRO DE NINHADA

PEDIGREE (LO)

R$42,00 (por filhote) até 4 meses